segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comunicado do Serviço Social em Luta/RECC aos estudantes de Serviço Social




Comunicado do Serviço Social em Luta/RECC 
aos estudantes de Serviço Social

Neste inicio de semestre todas as reuniões de D.A. (Diretório Acadêmico) tem sido tumultuadas a ponto de tornar impossível qualquer avanço na luta por nossos direitos enquanto estudantes da classe trabalhadora.
Mas isto não é um raio vindo de um céu azul, ou seja, não é surpresa alguma que este grupo político tenha atitudes tão prejudiciais e antidemocráticas visando claramente sobrepor a burocracia à democracia[1] com fins oportunistas. Como é a prática antiga do “Nós não Vamos Pagar nada/ENLACE/PSOL”. Cuja política é a mesma da atual gestão do DAMK (Diretório Acadêmico Maria Kiehl - Escola de Serviço Social - uff) e que está no DCE-UFF (Diretório Central dos Estudantes) há mais de décadas, desde quando ainda era do PT, mantendo-se lá por políticas clientelistas e com o uso da máquina burocrática do DCE e Reitoria com a qual vive fazendo acordos políticos que retiram direitos dos estudantes.

Após uma ELEIÇÃO PROBLEMÁTICA ( manifesto já denunciado neste blog), a posse ocorreu a duas semanas do fim das aulas, tempo em que o D.A. permaneceu fechado a maior parte do tempo. No hiato das férias, houve uma reunião de D.A. no dia 10 de fevereiro que decidiu sobre a calourada e que foi prontamente desrespeitada pela gestão que, ao invés de cumprir a deliberação, assumiu a calourada do DCE como sua apesar da resolução da reunião ter sido outra.

Quando do inicio das aulas, o acesso ao D.A. permanecia inacessível aos alunos. Houve uma manifestação e abaixo assinado com mais de 100 alunos em favor do acesso a sala e foram, em documento aberto da gestão, classificados como “manifestação oportunista” e que “felizmente a gestão é composta por estudantes (que vão às aulas) e que são estagiári@s/trabalhad@res” tentando desqualificar exatos 130 estudantes que apenas queriam seu direito ao D.A. garantido, os chamando veladamente de desocupad@s.

Neste mesmo dia (24/03) havia uma reunião marcada que foi divulgada amplamente com passagem em sala e numa mesa terça-feira 22 de março; reunião esta que a gestão tentou suprimir adiando-a sem tempo hábil para isso e sem justificativa plausível. Contudo, a reunião aconteceu na sala ao lado, pois a sala do DAMK encontrava-se mais uma vez fechada. A reunião contou com a presença de muitos (36) estudantes e também pelo menos um membro da gestão que, apesar de convidado, não participou da reunião que deliberou sobre a pauta divulgada.

Dia 31/3 na quinta-feira a reunião redundante foi convocada com a mesma pauta da reunião do dia 24. Uma delas era sobre a política que o DA levaria para o CONESS. Os membros da atual gestão ,chapa “Por Uma Nova Cultura do Movimento Estudantil” tentaram todas as manobras possíveis para impor o nome de alguém da chapa sem nenhuma discussão ou votação na reunião. Levando incríveis quatro horas para decidirmos novamente sobre um assunto resolvido. Inclusive dizendo que a chapa (gestão) iria, querendo ou não os estudantes, com “o dinheiro do próprio bolso”.

Não podendo discutir nada além do CONESS, o restante da reunião ocorreu dia 04/04. Os métodos autoritários persistiram. A gestão assumiu o controle da ata e das inscrições causando agora outro problema, uma vez que na reunião a transcrição da ata nem sempre correspondeu ao dito e ocorrido. Também se passaram inscrições por cima de outras quando conveniente. Quando da discussão da censura dos cartazes mais uma vez voltaram as manobras para não se permitir votar, a mais recorrente é enrolar até não termos tempo para votação.

Por fim, fazemos um chamado aos sinceros estudantes para que ocupem os espaços deliberativos estudantis e resgatem a democracia que hoje se encontra tão ameaçada. O estatuto democraticamente construído no ELESS de 2008, que deveria salvaguardar o movimento, tem sido sucessivamente atacado para beneficiar pequenos grupos políticos em detrimento dos direitos coletivos dos estudantes do Serviço Social.




 ATIVISTAS DO SESO EM LUTA NO ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, AV. PRIMEIRO DE MARÇO-RJ( ABRIL DE 2011).
 Devemos tomar todas as atitudes cabíveis para recuperar esta ferramenta organizativa e democratizá-la para que sirva realmente aos estudantes. Iniciemos já a discutir como fazer isto, pois cada minuto que passa é um minuto de atraso para conseguirmos direitos que perdemos o tempo todo como: Moradia, Assistência Estudantil, Passe-Livre, Acesso Universal a Educação, Democracia na Universidade, etc.



Entendemos que a luta não deve parar e por isso estamos construindo um debate com o tema: ”NEM ENEM, NEM VESTIBULAR: LIVRE ACESSO JÁ!”. O objetivo é apontar a crítica ao processo seletivo elitista, assim como apontar algumas formas de luta para garantir também a permanência na Universidade e a quem esta deve servir.

PARTICIPE DESTE DEBATE QUE OCORRERÁ NA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL-UFF, GRAGOATÁ, BLOCO - NITERÓI-RJ.

           
DATA /HORARIO: 20/04/2011- 18:00 (4º-feira).
SALA:214  

                                                   
POR UM DAMK CLASSISTA!
DEFENDER COM UNHAS E DENTES UMA EDUCAÇÃO QUE SIRVA AO POVO!
AVANTE MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO!



[1] Por exemplo: Tentar impedir votações nas reuniões usando a justificativa burocrática de “ser gestão” sobre os mais variados temas. Pela mesma justificativa burocrática censurar cartazes históricos do movimento estudantil e trocar pelos seus além de tentar impor uma representação ao CONESS (Conselho Nacional de Entidades de Serviço Social) sem passar pela reunião.