quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Coletivo Serviço Social em Luta apóia o BOICOTE ao modelo de avaliação do ENADE!!


É, mais uma vez o serviço social e outros cursos foram intimados a fazer o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), uma avaliação que tem caráter punitivo ao invés de assistencial pelo Estado.

Nós do Coletivo SesoemLuta avaliamos que esta é uma dentre outras táticas nocivas do Governo Lula que não Estatiza e não privatiza, mas atua por dentro da instituição pública para degradar lentamente e inserir Parcerias Público Privadas (P.P.Ps) como os cursos de “pós” pagos, serviços terceirizados em condições precárias para o trabalhador e Fundações de direito privado. Seria uma desculpa “velada” e liberal proposta para universidade prover recursos do setor privado que deveriam ser munidos pelo Governo.
Em outras palavras, a tática burguesa tenta “dividir para conquistar”, “degradar para abrir mercado para a iniciativa privada”.

O Estado segue a lógica neoliberal e passa cada vez menos a fornecer recursos financeiros e estruturais para universidade públicas, principalmente as que tiverem a menor pontuação. Configurando um sistema de avaliação meritocrático e mal intencionado.

O ENADE é formulado por membros do Ministério da Educação (MEC) e profissionais indicados pelo mesmo, ignorado o caráter de intermediação que deveria respeitar os valores da comunidade universitária local.
Ninguém melhor para ajudar na formulação da avaliação do que os estudantes, técnicos e moradores do local. Ao invés disto, o ENADE é formatado por uma comissão governista para formular avaliação e os estudantes só responderem o questionário.
Não poderíamos eximir em mencionar que além do Ranqueamento do ENADE possuir um caráter meritócrático já comentado, serve de ferramenta propagandista para as universidades particulares abrirem mercado e aumentar as mensalidades.

Uma Universidade não deve se suprir de recursos que limitam a formar mão-de-obra, quer dizer, somente ao ensino.Ela deve usufruir de estruturas que proporcionem pesquisa, ensino e extensão voltadas para suscitar o intelecto do estudante ao mesmo tempo em que proporcionarem condições humanitárias e emancipadoras para o povo.
Nada mais justo que o acesso direto do povo a universidade voltada para classe trabalhadora que tem seus direitos usurpados pelo Capital todos os dias.

Frisando que o coletivo SesoemLuta não é contra os estudantes das faculdades particulares, somos contra a “mercadológica do ensino”, onde muitas universidades particulares e até públicas formam estudantes nas normas tecnicistas e alienantes da produção.
Nós podemos presenciar umas destas lógicas de ensino nas salas de aula com 60 alunos por 01 professor, que precarisam qualidade de ensino e condições de trabalho ao mesmo tempo em que limita as vagas para docentes.
 No mesmo caminho da “mercadologia do ensino”, podemos ver a formação de Assistente Sociais que atuam como reguladores e fiscalizadores de recursos focando sua atuação para casos emergenciais, paliativos e assistencialistas.

Diferente do caráter de Assistente Social questionador(a), que faz propostas e elabora projetos que estimulem o povo para a emancipação e expansão de direitos. Ou até ser um professor(a) lutador(a) anexo a práxis revolucionária, longe da inércia “academicista”.

Em vista de nosso posicionamento ao BOICOTE, gostaríamos de informar que a prova é obrigatória e “o não fazer dela”, poderá lhe angariar problemas na aquisição do diploma.

PARA BOICOTAR, BASTA ASSINAR!!!

E nada mais claro de explicar que o Movimento Estudantil é formado por estudantes. E você mostra o perfil de sua geração.
Então, qual é o perfil de Universidade que propõe para seus filhos e humanidade?
Podemos chegar até mais presente. Onde você pretende fazer sua Pós-graduação?



PELO BOICOTE DESTE MODELO DE AVALIAÇÃO FALCATRUA !!!
NÃO PAGO, NÃO PAGARIA. EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!!!
PELA ESTATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS!!
OUSAR PENSAR, OUSAR FALAR, OUSAR AGIR !!
AVANTE COMPANHEIROS !!
FORA ENADE !!!

COLETIVO SERVIÇO SOCIAL EM LUTA - UFF - UFPE .
REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA (RECC).                  
  
                                          http://sesoemluta.blogspot.com/

2 comentários:

Goathibral disse...

defendendo estatização?

Anônimo disse...

Sim. E que seja administrado pelo trabalhadores assim como escrito no texto acima.