Comunicado do Serviço Social em Luta/RECC
aos estudantes de Serviço Social
Neste inicio de semestre todas as reuniões de D.A. (Diretório Acadêmico) tem sido tumultuadas a ponto de tornar impossível qualquer avanço na luta por nossos direitos enquanto estudantes da classe trabalhadora.
Mas isto não é um raio vindo de um céu azul, ou seja, não é surpresa alguma que este grupo político tenha atitudes tão prejudiciais e antidemocráticas visando claramente sobrepor a burocracia à democracia com fins oportunistas. Como é a prática antiga do “Nós não Vamos Pagar nada/ENLACE/PSOL”. Cuja política é a mesma da atual gestão do DAMK (Diretório Acadêmico Maria Kiehl - Escola de Serviço Social - uff) e que está no DCE-UFF (Diretório Central dos Estudantes) há mais de décadas, desde quando ainda era do PT, mantendo-se lá por políticas clientelistas e com o uso da máquina burocrática do DCE e Reitoria com a qual vive fazendo acordos políticos que retiram direitos dos estudantes.
Após uma ELEIÇÃO PROBLEMÁTICA ( manifesto já denunciado neste blog), a posse ocorreu a duas semanas do fim das aulas, tempo em que o D.A. permaneceu fechado a maior parte do tempo. No hiato das férias, houve uma reunião de D.A. no dia 10 de fevereiro que decidiu sobre a calourada e que foi prontamente desrespeitada pela gestão que, ao invés de cumprir a deliberação, assumiu a calourada do DCE como sua apesar da resolução da reunião ter sido outra.
Quando do inicio das aulas, o acesso ao D.A. permanecia inacessível aos alunos. Houve uma manifestação e abaixo assinado com mais de 100 alunos em favor do acesso a sala e foram, em documento aberto da gestão, classificados como “manifestação oportunista” e que “felizmente a gestão é composta por estudantes (que vão às aulas) e que são estagiári@s/trabalhad@res” tentando desqualificar exatos 130 estudantes que apenas queriam seu direito ao D.A. garantido, os chamando veladamente de desocupad@s.
Neste mesmo dia (24/03) havia uma reunião marcada que foi divulgada amplamente com passagem em sala e numa mesa terça-feira 22 de março; reunião esta que a gestão tentou suprimir adiando-a sem tempo hábil para isso e sem justificativa plausível. Contudo, a reunião aconteceu na sala ao lado, pois a sala do DAMK encontrava-se mais uma vez fechada. A reunião contou com a presença de muitos (36) estudantes e também pelo menos um membro da gestão que, apesar de convidado, não participou da reunião que deliberou sobre a pauta divulgada.
Dia 31/3 na quinta-feira a reunião redundante foi convocada com a mesma pauta da reunião do dia 24. Uma delas era sobre a política que o DA levaria para o CONESS. Os membros da atual gestão ,chapa “Por Uma Nova Cultura do Movimento Estudantil” tentaram todas as manobras possíveis para impor o nome de alguém da chapa sem nenhuma discussão ou votação na reunião. Levando incríveis quatro horas para decidirmos novamente sobre um assunto resolvido. Inclusive dizendo que a chapa (gestão) iria, querendo ou não os estudantes, com “o dinheiro do próprio bolso”.
Não podendo discutir nada além do CONESS, o restante da reunião ocorreu dia 04/04. Os métodos autoritários persistiram. A gestão assumiu o controle da ata e das inscrições causando agora outro problema, uma vez que na reunião a transcrição da ata nem sempre correspondeu ao dito e ocorrido. Também se passaram inscrições por cima de outras quando conveniente. Quando da discussão da censura dos cartazes mais uma vez voltaram as manobras para não se permitir votar, a mais recorrente é enrolar até não termos tempo para votação.
Por fim, fazemos um chamado aos sinceros estudantes para que ocupem os espaços deliberativos estudantis e resgatem a democracia que hoje se encontra tão ameaçada. O estatuto democraticamente construído no ELESS de 2008, que deveria salvaguardar o movimento, tem sido sucessivamente atacado para beneficiar pequenos grupos políticos em detrimento dos direitos coletivos dos estudantes do Serviço Social.
 |
ATIVISTAS DO SESO EM LUTA NO ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, AV. PRIMEIRO DE MARÇO-RJ( ABRIL DE 2011). |
Devemos tomar todas as atitudes cabíveis para recuperar esta ferramenta organizativa e democratizá-la para que sirva realmente aos estudantes. Iniciemos já a discutir como fazer isto, pois cada minuto que passa é um minuto de atraso para conseguirmos direitos que perdemos o tempo todo como: Moradia, Assistência Estudantil, Passe-Livre, Acesso Universal a Educação, Democracia na Universidade, etc.
Entendemos que a luta não deve parar e por isso estamos construindo um debate com o tema: ”NEM ENEM, NEM VESTIBULAR: LIVRE ACESSO JÁ!”. O objetivo é apontar a crítica ao processo seletivo elitista, assim como apontar algumas formas de luta para garantir também a permanência na Universidade e a quem esta deve servir.
PARTICIPE DESTE DEBATE QUE OCORRERÁ NA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL-UFF, GRAGOATÁ, BLOCO - NITERÓI-RJ.
DATA /HORARIO: 20/04/2011- 18:00 (4º-feira).
SALA:214
POR UM DAMK CLASSISTA!
DEFENDER COM UNHAS E DENTES UMA EDUCAÇÃO QUE SIRVA AO POVO!
AVANTE MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO!
2 comentários:
O sesoemluta não ve novidades nestas atitudes em vista de um processo eleitoral anti-democrático e aparelhado que favoreceu o coletivo e atual gestão“Nós não Vamos Pagar nada/ENLACE/PSOL somado a insatifação do estudantes com a gestão passada do coletivo “Não vou me Adaptar/PSTU !!
Maiores informes no texto de dencuncia no bolg do Seso emluta: POR UMA OPOSIÇÃO CLASSISTA E COMBATIVA NA DISPUTA PELO DAMK!
http://sesoemluta.blogspot.com/2010/12/sesoemluta-infromanao-vote-nesta.html
Até ...
Acompanhem e divulguem as atualizações no sítio da RECC:
www.redeclassista.blogspot.co
Postar um comentário